Notícias

Vantagens de substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes

14/02/2013

As nossas velhas conhecidas lâmpadas incandescentes estão, aos poucos, perdendo mercado e, segundo os Ministérios de Ciência e Tecnologia do Desenvolvimento e de Minas e Energia, deverão sair do mercado até 2016, sendo substituídas em definitivo pelas fluorescentes. Isso por estas serem mais econômicas e eficientes, representando cerca de 75% de economia de energia elétrica para quem as substitui.


Os argumentos contra a substituição giram geralmente em torno do valor elevado das fluorescentes, que podem chegar a cinco vezes mais que as incandescentes. Essa diferença de preço se dá pela tecnologia empregada em uma e outra. Entretanto, embora o investimento inicial seja maior, a longo prazo ele acaba compensando, vez que as fluorescentes duram mais – cerca de dez anos – contra um ano das incandescentes. A diferença de cor – que já foi também um argumento contrário para alguns – já é superada, vez que atualmente temos lâmpadas fluorescentes quentes e frias, podendo ser utilizadas as que melhor se adaptam ao ambiente em questão.


Consumidores domésticos em sua maioria já se renderam à essa mudança, mas empresas ainda resistem um pouco, especialmente por serem muitas lâmpadas as que deverão ser substituídas ou instaladas em suas luminárias. Entretanto, esses devem repensar essa resistência e levar em consideração a autonomia e considerável redução na conta de energia elétrica, sendo que a diferença do investimento inicial pode ser paga em cerca de um ano – dependendo da tarifa energética da região – levando-se em consideração a economia.


É assim de extrema importância que o empresário, ao fazer um projeto ou troca de iluminação, leve em consideração o emprego de lâmpadas mais econômicas e de luminárias que as utilizem, de maneira a ter não apenas uma economia significante em sua conta de energia elétrica como também melhor iluminação para seus ambientes.

Fonte: http://www.salmerao.com.br

Veja todas

By Logo Tropic Multimídia